IMPORTANTE

APRESENTAÇÃO DOS CURSO DE 2022
Conheça a relação dos Cursos programados para o ano de 2022.
SAIBA MAIS


PRÓXIMO CURSO : REVISÃO DO PLANO DIRETOR DESÃO PAULO
CURSO PRESENCIAL EM 07/05/2022
Em 2021 foram realizados eventos virtuais de avaliação e proposição do Plano Diretor Estratégico aprovado em 2014. Buscou-se tornar mais efetivos seus instrumentos que serão discutidos e aperfeiçoados em 2022 definem as regras para o uso e a ocupação dos espaços da cidade.
O objetivo prioritário é incentivar mais moradias em áreas dotadas de boa infraestrutura e empregos, serviços e equipamentos públicos de qualidade em áreas mais afastadas do centro.
Venha participar.
SAIBA MAIS
INSCREVA-SE

CONHEÇA O FACEBOOK DO INSTITUTO CIDADE
Agora você pode obter informações de nossos trabalhos e de nossos cursos através do Facebook.
-Clique para Temas Urbanísticos Selecionados.
-Clique para Assuntos de Sustentabilidade.
-Clique para Questões de Mobilidade Urbana.

PLANO DE MOBILIDADE URBANA:
SEU MUNICÍPIO JÁ TEM?

O acesso a recursos federais está vinculado à apresentação do Plano Municipal de Mobilidade Urbana.
A TECTON / Instituto CIDADE está habilitada para desenvolver este Plano, preparar as equipes municipais, bem como prestar consultoria.
ENTRE EM CONTATO para que seu Município desenvolva o seu plano.

Notícias 
.:CURSOS EM 2022:.
Revisão do Plano Diretor Participativo
07/05
Plano de Habitação de Interesse Social
20/5 e 21/5
Regularização de Empreendimentos Habitacionais
1/7 e 2/7
Plano de Mobilidade Urbana
2/9 e 3/9
Plano de Desenvolvimento de Bairro
25/11 e 26/11
Revisão do Plano Diretor Participativo
22/10

>CURSO : REVISÃO DO PLANO DIRETOR DE SÃO PAULO
Curso Presencial em 07 de Maio

O Plano Diretor Estratégico (Lei no 16.050/2014) é uma lei municipal que orienta o crescimento e o desenvolvimento urbano de todo o município. Tem a finalidade de garantir que o desenvolvimento da cidade seja feito de forma planejada, direcionando as ações do poder público e da iniciativa privada para o desenvolvimento do município e necessidades coletivas de toda a população.
Em 2021 serão realizados ajustes no Plano Diretor Estratégico aprovado em 2014, buscando tornar mais efetivos seus instrumentos. Os instrumentos que serão discutidos e aperfeiçoados em 2021 definem as regras para o uso e a ocupação dos espaços da cidade. O objetivo prioritário é incentivar mais moradias em áreas dotadas de boa infraestrutura e empregos, serviços e equipamentos públicos de qualidade em áreas mais afastadas do centro.
A Prefeitura não reescreverá um novo Plano Diretor, mas aprimorará o texto atual, uma vez que são inquestionáveis conquistas do plano vigente, aspectos como:
 habitação de interesse social,
 cota de solidariedade,
 fachada ativa,
 eixos de estruturação da transformação urbana.
Conforme o Estatuto da Cidade, a Prefeitura não pode nem deve definir o planejamento da cidade sozinha. A realização de um processo participativo amplo, democrático e transparente com toda a sociedade é essencial para que, ao final de todo o debate, a cidade tenha um Plano Diretor mais sintonizado com as necessidades e expectativas de todos os cidadãos.

INSCREVA-SE

>CURSO : URBANIZAÇÃO DE FAVELAS
Curso Presencial em 1 e 2 de Abril

Calcula-se que o déficit habitacional brasileiro seja de 5,6 milhões de moradias, demandando soluções nas áreas de provisão habitacional, regularização de loteamentos e reurbanização de assentamentos subnormais. Destas 3 formas de intervenção praticadas, a mais complexa e que demanda o maior conhecimento específico é, sem dúvida, a última, já que o processo de favelização é face mais crítica do problema habitacional, protagonizado por aqueles incapazes de adquirir seu lote ou casa. A invasão de áreas públicas ou privadas, acompanhada da construção de moradias subnormais é a sua principal característica.
O Curso de Urbanização de Favelas buscará abordar os seguintes aspectos: projeto de sistema viário, consolidação geotécnica, drenagem de águas pluviais, gestão de resíduos sólidos, abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto. O curso mostrará ainda as seguintes etapas do método de trabalho: levantamentos físicos e sociais, diagnóstico, diretrizes, plano de intervenção, projetos básicos, projetos legais e projetos executivos.
Recuperar estas áreas socialmente degradadas e melhorar qualidade de vida e condições ambientais de agrupamentos sub-humanos são os objetivos desta atividade de reurbanização de favelas.
Igualmente importante é o processo participativo da população e a preocupação com a assistência técnica voltada à melhoria da habitação.

INSCREVA-SE


AVALIAÇÃO DO CURSO PLANO DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL
Curso "Plano de Habitação de Interesse Social" recebeu 100% de Aprovação, com 85,7% de avaliação Ótimo. Os quesitos Domínio do Tema pelo Docente e Didática do Docente receberam 100% de avaliação Ótimo.
Todos os alunos, informaram que "recomendariam o curso" e consideram que o curso "superou ou atendeu suas expectativas".




AVALIAÇÃO DO CURSO PLANO DIRETOR E ZONEAMENTO DE SÃO PAULO
As duas versões do Curso ‘Plano Diretor e Zoneamento de São Paulo’, realizadas pelo Instituto CIDADE no Ycon, em dezembro, recebeu aprovação 95% das avaliações Ótimo e Bom. Todos os alunos afirmaram recomendar o curso.
Dentre os quesitos melhor avaliados, Didática do docente e Domínio do tema pelo docente receberam 100% de avaliações Ótimo e Bom.




AVALIAÇÃO DO CURSO PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO
O curso Plano Diretor Participativo recebeu expressiva aprovação com 92,86% de avaliação ótimo e bom. Os quesitos conteúdo, didática e domínio do tema receberam 100% de avaliação ótimo e bom.
Todos os alunos, informaram que "recomendariam o curso".


AVALIAÇÃO DO CURSO URBANIZAÇÃO DE FAVELAS
O curso Urbanização de Favelas, organizado pelo Instituto CIDADE e realizado no Ycon entre 9 e 10 de novembro, recebeu expressiva aprovação, com 94% de avaliações Ótimo e Bom, Todos os alunos afirmaram recomendar o curso e, para 43% destes o curso superou as expectativas.
Dentre os quesitos melhor avaliados, Conteúdo do programa, Didática do docente e Domínio do tema pelo docente receberam 100% de avaliações Ótimo e Bom.