IMPORTANTE

APRESENTAÇÃO DOS CURSO DE 2020
Conheça a relação dos Cursos programados para o ano de 2020.
SAIBA MAIS


PRÓXIMO CURSO: REGULARIZAÇÃO DE EMPREENDIMENTOS
CURSO POR VÍDEO-CONFERÊNCIA EM 23 E 24 DE OUTUBRO
O Curso “REGULARIZAÇÃO DE EMPREENDIMENTOS” volta-se à atuação nas situações de loteamentos e conjuntos habitacionais irregulares - por motivos de ordem técnica, jurídica ou urbanística. A regularização deste tipo de empreendimento é uma necessidade emergencial para a grande maioria dos municípios brasileiros.
Sua metodologia de atuação demanda: plano de ação, capacitação profissional e realização de obras complementares.
SAIBA MAIS
INSCREVA-SE

CONHEÇA O FACEBOOK DO INSTITUTO CIDADE
Agora você pode obter informações de nossos trabalhos e de nossos cursos através do Facebook.
-CLIQUE E PARTICIPE DE TEMAS URBANÍSTICOS.
-PARTICIPE DE ASSUNTOS DE SUSTENTABILIDADE.

GRUPO DE DISCUSSÃO PLANEJAMENTO SUSTENTÁVEL
Esta é uma proposta de um espaço para exposição e debates de temas urbanísticos e sociais – no formato de Grupo de Discussão. Contamos com sua participação, como forma de enriquecer os debates e difundir conhecimentos. Traga suas dúvidas, propostas e opiniões.
CONHEÇA

SIGA PELO FACEBOOK

CLIQUE para solicitar Inscrição.

PLANO DE MOBILIDADE URBANA:
SEU MUNICÍPIO JÁ TEM?

O acesso a recursos federais está vinculado à apresentação do Plano Municipal de Mobilidade Urbana.
A TECTON / Instituto CIDADE está habilitada para desenvolver este Plano, preparar as equipes municipais, bem como prestar consultoria.
ENTRE EM CONTATO para que seu Município desenvolva o seu plano.

URBANIZAÇÃO DE FAVELAS > Programe-se
CURSO SERÁ REALIZADO POR VÍDEO-CONFERÊNCIA
Tratará da caracterização do processo de favelização e das formas de intervenção.
O Curso de Urbanização de Favelas vai abordar projeto viário, consolidação geotécnica, drenagem, lixo, água, esgoto, bem como as etapas de trabalho: levantamento, diagnóstico, diretrizes, plano de intervenção e projetos executivos.
SAIBA MAIS
INSCREVA-SE

Notícias 
.:PRÓXIMO CURSO :REGULARIZAÇÃO DE EMPREENDIMENTOS:.
ESTE CURSO SERÁ REALIZADO ON LINE AO VIVO EM 23 E 24 DE OUTUBRO

O crescimento das cidades brasileiras caracterizou-se pela configuração de duas cidades: a cidade legal, onde se encontram os parcelamentos legalizados, e a cidade ilegal, onde estão inseridas as moradias das famílias de mais baixa renda.
A regularidade ou irregularidade de uma unidade habitacional basicamente são definidas pelas regras locais, tendo em vista que ao Município compete ordenar o parcelamento, uso e ocupação do solo para fins urbanos; consequentemente a chamada regularização deve ser trabalhada na grande maioria em torno da competência municipal.
Os conjuntos habitacionais para população de baixa renda estão incluídos nessa regularização, porque não são legalizados quanto a posse dos imóveis, mesmo quando existe algum título concedido pelo Poder Público, se caracterizando de forma precária, devido à falta do registro no Cartório de Registro de Imóveis.
A intervenção urbanística tem que levar em conta os elementos que compõem o direito à moradia que, tem em seu conceito a habitabilidade, acessibilidade, segurança na posse, adequação cultural dos projetos, disponibilidade de serviços básicos e infraestrutura.
Portanto, regularizar um empreendimento é passar pelo aspecto urbanístico, jurídico e fundiário, com a percepção da população de ganhos reais com este processo, como por exemplo o acesso a crédito em instituições financeiras. Este curso volta-se à atuação nas situações de loteamentos e conjuntos habitacionais irregulares - por motivos de ordem técnica, jurídica ou urbanística. A regularização deste tipo de empreendimento é uma necessidade emergencial para a grande maioria dos municípios brasileiros.
Clique para inscrever-se

APRESENTAÇÃO DE CURSOS EM 2020
Regularização de Empreendimentos Habitacionais - 23 e 24 de Outubro - Ycon
Plano Diretor e Zoneamento de São Paulo - 7 de Novembro - Ycon
Plano de Desenvolvimento de Bairro - 13 e 14 de Novembro - Ycon

AVALIAÇÃO DO CURSO ANISTIA
O Curso “Anistia em São Paulo”, realizado no Ycon em fevereiro, tiveram a expressiva participação de alunos de diversas regiões do município de São Paulo, que manifestaram-se positivamente – com respectivamente com 82,14% de avaliação Ótimo e Bom.




AVALIAÇÃO DO CURSO PLANO DIRETOR E ZONEAMENTO DE SÃO PAULO
As duas versões do Curso ‘Plano Diretor e Zoneamento de São Paulo’, realizadas pelo Instituto CIDADE no Ycon, em dezembro, recebeu aprovação 95% das avaliações Ótimo e Bom. Todos os alunos afirmaram recomendar o curso.
Dentre os quesitos melhor avaliados, Didática do docente e Domínio do tema pelo docente receberam 100% de avaliações Ótimo e Bom.




AVALIAÇÃO DO CURSO URBANIZAÇÃO DE FAVELAS
O curso Urbanização de Favelas, organizado pelo Instituto CIDADE e realizado no Ycon entre 9 e 10 de novembro, recebeu expressiva aprovação, com 94% de avaliações Ótimo e Bom, Todos os alunos afirmaram recomendar o curso e, para 43% destes o curso superou as expectativas.
Dentre os quesitos melhor avaliados, Conteúdo do programa, Didática do docente e Domínio do tema pelo docente receberam 100% de avaliações Ótimo e Bom.




AVALIAÇÃO DO CURSO PLANO DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL
Curso "Plano de Habitação de Interesse Social", realizado em 24 e 25 de Agosto, recebeu 100% de Aprovação, com 85,7% de avaliação Ótimo. Os quesitos Domínio do Tema pelo Docente e Didática do Docente receberam 100% de avaliação Ótimo.
Todos os alunos, informaram que "recomendariam o curso" e consideram que o curso "superou ou atendeu suas expectativas".




AVALIAÇÃO DO CURSO PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO
O curso Plano Diretor Participativo, realizado nos dias 14 e 15 de Setembro, no Ycon, recebeu expressiva aprovação com 92,86% de avaliação ótimo e bom. Os quesitos conteúdo, didática e domínio do tema receberam 100% de avaliação ótimo e bom.
Todos os alunos, informaram que "recomendariam o curso".